sexta-feira, janeiro 19, 2007

As primeiras tácticas como Mister...

Foi em Junho de 2003 que conclui o Curso de Treinadores de Nível 1 na Associação de Futebol de Aveiro! Este curso marcou um ponto de viragem para mim na forma como via o futebol! Quero agradecer aos "professores" que ensinaram cada uma das matérias do curso, mas particularmente aos que mais me marcaram: ao Mestre Neto por ensinar a psicologia do jogo, e ao Prof. Belchior pela parte Táctica.
Já no início da época 2002/03 tinha aceite o convite que o Mister Dragão me fez para o ajudar a treinar uma equipa... e que Equipa! Que orgulho em ser o NUFAA a primeira! Foi a primeira época e na qual aprendi muito!
Após o interregno de um ano, aceitei o convite para ser o treinador principal do NUFAA! Tenho de agradecer a confiança que a Direcção do NUFAA me transmitiu particularmente ao Alan Charles e ao João Simões! Aceite o cargo comecei a organizar a parte técnica: de à muito conhecia os cantos à casa e por isso sabia que sózinho era uma tarefa hercúlea - era necessário arranjar "reforços" para a equipa técnica; o Fernando Marques (vulgo Fernando "das Meias") era incontornável pelo seu passado no NUFAA e pela sua vontade de participar - garantia assim uma presença de Referência e um treinador de guarda-redes. Para treinador-adjunto convidei o Daniel Morais: meu grande amigo, de confiança, com experiência de treino no basket, mas familiarizado com as minhas ideias para o futebol... garantia assim uma "voz" de comando no balneário e mais um amigo dos jogadores. Juntadas as peças do puzzle, eis-nos preparados para passar para a prática do treino tudo aquilo que tinhamos estudado nos livros... a nossa ideia principal que era ter uma Equipa competitiva, um grupo de jogadores unidos que remassem todos para o mesmo lado (se possível todos amigos), e em que cada jogador soubesse que era útil à equipa e que tinha a confiança da equipa técnica - esse objectivo foi atingido! Não tenho dúvidas disso!
Este ano tenho de destacar um novo elemento da minha equipa técnica - o Hélder Casca! É o meu braço direito - uma enciclopédia de futebol e um observador nato! Senti o brilho nos seus olhos quando o convidei para ser adjunto do NUFAA e espero que possamos festejar muitas vitórias juntos!

9 comentários:

Anónimo disse...

Como disseste, e bem , ñ resisti ao convite, e o brilho era tanto k como se pode ver na foto tive k colocar óculos escuros, para ñ encadear o pessoal. qt às vitórias, elas vão aparecer, com confiança. Abraço.

Anónimo disse...

Afinal sempre houve tacticas???
Nunca se notou...

Anónimo disse...

bem, tou a ver k tens um amigo especial dani... mas é alguem k nem coragem tem de assinar... enfim :S o nufaa está aberto a todos que se candidatem a treinadores...

ass: O coordenador

daniel disse...

Rafael, quero te agradecer teres saído em minha defesa! Na equipa temos de ser todos por um e um por todos! Não há táctica que valha, quando certas pessoas não compreendem isso...

Anónimo disse...

Estou em desacordo com o anónimo. Sempre ouve tácticas que foram explicadas tanto nos treinos como nos jogos.

Mário disse...

só tenho uma coisa a dizer...

só importa quem faz alguma coisa

força Dani, força NUFAA

Alan disse...

Pois é ..Mister Dani...

Se o NUFAA movimenta o número de pessoas que movimenta actualmente é devido em grande parte a ti.

Muitos não sabem mas o NUFAA correu o sério risco de ser extinto à uns anos atrás. Tal não aconteceu principalmente porque o Dani nunca deixou que o nosso núcleo caísse em esquecimento. Que ninguém duvide que o Dani foi o grande impulsionador do renascimento do NUFAA nos últimos anos... primeiro como dirigente e agora como treinador principal.
O empenho com que disputei cada minuto de jogo ao serviço do NUFAA foi entre outras coisas, um sinal de respeito para com a tua dedicação à causa NUFAA.
Aprendi bastante nos últimos anos e como tal agradeço-te.

Abraço deste teu amigo
Alan

daniel disse...

Alan,
Apesar de tarde, agradeço-te as palavras. Pelo NUFAA fiz o melhor que podia e sabia, tentando escutar e aprender com aqueles que há mais tempo estavam no NUFAA como o Fernando, o Abel ou o Tó Araújo.
Felizmente aqui estamos a comprovar que valeu bem a pena todos os esforços! ;)
Enquanto jogaste pelo NUFAA sempre foste um líder pelo teu exemplo de trabalho, empenho e companheirismo, pelo que não te dei nada que não tivesses feito por receber.
Continua assim ao longo da tua vida!
Só te conhecia por seres colega do meu irmão, mas o NUFAA tornou-nos também amigos. É um projecto que une as pessoas e por isso é que vale a pena!
Abraço

coach helper disse...

Olá a todos.

Antes de mais parabéns pelo Blog.

Passei por aqui e gostava de falar de 3 coisas fantásticas, que só mesmo quem é do futebol e anda ou andou no futebol conhece bem.

1- A camaradagem, o espírito de grupo e união.

2- O respeito, pelos outros, seja em que aspecto for.

3- A frontalidade e honestidade em todos os actos.


Estes 3 segredos fazem os Homens.

Querendo dizer com isto que estes três factores são determinantes para o sucesso, e são intrínsecos. Os aspectos técnicos/tácticos são extrínsecos e adquirem-se com o tempo.

Em todos os momentos devemos sempre assumir os nossos actos e defender as nossas convicções.

Força Dani,

p.s.
podem visitar o meu site, dirigido aos treinadores, em:
http://coach-helper.blogspot.com/

Vítor Franco