
Poderia abordar este tema sobre várias formas mas vou fazê-lo apenas pela perspectiva do título: a importância do Treino numa equipa como à do NUFAA!
Assim, começo por caracterizar o NUFAA: é um núcleo universitário de Aveiro, uma equipa de futebol de estudantes na sua maioria provenientes de vários pontos do país que não a cidade de Aveiro; não participa em nenhuma competição regular mas apenas nas competições da FADU que são bastante (demasiado) espaçadas ao longo da época; a direcção é constituída por elementos que acumulam as suas funções de dirigentes com a de jogadores; não existe um "plantel" - entendido como nos casos das equipas federadas, mas um conjunto de jogadores mais assíduos que constituem a base da equipa; não existem remunerações para atletas ou dirigentes; os objectivos do núcleo passam por promover a prática do futebol, organizar actividades como torneios de futebol e participar nas competições universitárias.
Desta caracterização várias reflexões se podem fazer: sendo todos os elementos do NUFAA estudantes, a questão da existência e sobrevivência da equipa está constantemente posta à prova e depende da carolice e empenho de meia-dúzia de apaixonados estudantes que garantam uma estrutura directiva trabalhadora. Se faltarem ou se desresponsabilizarem esses apaixonados, então o NUFAA corre sérios riscos de acabar.
O Treino, como local regular de encontro entre os atletas, os atletas-dirigentes e a equipa técnica do NUFAA, constitui-se como o local e o momento IDEAIS para se discutir a vida do clube! Na minha opinião os dirigentes devem aproveitar este espaço-local como complemento das reuniões e para limar pequenos detalhes na organização do núcleo; devem também aproveitar o Treino como veículo de comunicação junto dos restantes atletas, dando a cara, dando a conhecer as suas metas e ambições, procurando incutir o Espírito NUFAA e também recrutar novos membros para a direcção.
Num clube como o NUFAA, o treino transcende os aspectos técnico-tácticos, pelo que acima foi dito. Um bom treino no NUFAA é ainda o treino em que o núcleo de atletas do "plantel" está presente, estes encaram cada exercício com concentração e atitude de modo a "aplicar" os princípios treinados em situação de jogo. Assim, pode-se concluir que para além da participação num único treino, o atleta tem de ter uma presença constante para poder assimilar e consolidar os principios de jogo, e deve encarar cada treino - porque também é dessa maneira que os treinos são preparados - como se estivessem em situação de jogo e aplicar a mesma intensidade, esforço e concentração!
Na escolha de atletas para convocatória ou para o 11 são considerados todos estes aspectos! Quem me dá muito em termos de presenças e intensidade, tem a minha garantia que tudo farei para retribuir!
Sintetizando: a vida (força) do NUFAA depende directamente da forma como se utiliza este espaço/tempo: a direcção deve usá-lo para fortalecimento e organização do núcleo, os atletas para evoluirem e mostrarem serviço aos treinadores, e estes devem planear o treino tentando criar condições para o que atrás foi dito possa ser posto em prática.