sexta-feira, dezembro 07, 2007

A importância que o treino físico deve ter nos escalões de iniciação ao futebol

No meu entender, pouca ou nenhuma!

Até hoje não me tenho preocupado mínimamente em definir qualquer exercício num treino para melhorar a condição física dos meus pequenos atletas. Por várias razões:
  • Razões pedagógicas: o objectivo da formação nos escalões de iniciação ao futebol (pré-Escolas, Escolas e Infantis) é o de ensinar a jogar o jogo nos seus aspectos de base (fundamentos técnicos, posicionamentos-de-base, atitudes competitivas).
  • Razões biológicas: fruto da idade, os atletas têm apetência natural para actividades físicas (brincadeiras, jogos) - por exemplo, quem não se lembra de andar sempre com uma bola atrás quando criança? Acrescente-se que o tipo de esforço ainda não é suficientemente explosivo de maneira a que se tenha de o ter em consideração na preparação do atleta.
  • Limitação do número de treinos: quando apenas se treina 2 vezes por semana, é preciso haver a optimização do tempo com exercícios que tenham a ver apenas com o ensino do jogo.
  • Princípios de jogo: previligiam uma rotatividade de jogadores para todos participarem o que ajuda na gestão do esforço individual.

Então e nunca se deve ter qualquer preocupação com a condição física do atleta? Sim, mas não directamente. Por exemplo, deve-se procurar que os atletas estejam o mínimo de tempo possível parados, procurando que estejam sempre ocupados com algum exercício e não em espera.

Aguardo os vossos comentários e opiniões mesmo que sejam diferentes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tudo bem Daniel

Concordo contigo que nas idades que estás a treinar a condição fisica não é o mais importante.
Nestas idades temos é que dar condições aos "atletas" para se recriarem com a bola para que possam desenvolver capacidades tècnicas para mais tarde as adaptarem às exigências técnicas do jogo. É a minha opinião.
O futebol tem muitas variantes, técnica, táctica, inteligência, etc, mas no futebol português a maior qualidade é a técnica e quanto a mim essa especificidade é inata mas pode-se e deve-se tentar trabalha-la nestas idades, uns conseguem outros não, felizmente também existe a natação, andebol, bilhar....
Agora com dois treinos por semana também não é o ideal para realizar um trabalho adequado, mas é o possivel, é preciso é fazê-lo com gosto e aproveitá-lo ao máximo sem os deixar parados :)
Um abraço
Paulo Bóia

PSousa disse...

Conconcordso em absoluto contigo, e explicaste na perfeição, por tal não te vou repetir mesmo por outras palavras...

Parabéns pelo blog

daniel disse...

Duas perguntas ao colega da Bancada Directa:
Penso que também és treinador... gostava é de saber em que clube e qual o escalão?
Como projectas os treinos para manter toda a gente "ocupada"?
Abraço e obrigado pela participação

Quanto ao Paulo Bóia também agradeço muito os comentários que vais deixando aqui ou no site do Taboeira - comentários amigos e que me animam para trabalhar melhor! ;)
Grande Abraço

Colegas treinadores: aguardo também os vossos comentários! ;)