sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Equipa, Grupos, Grupinhos e outros -inhos: o NUFAA!

Estive afastado das lides blogueiras durante 4 ou 5 dias... pelo que me apercebi, tempo demais!

Vou dar a minha opinião sobre o que se tem dito e escrito por alguns atletas e ex-atletas (mas todos NUFEIROS - porque sentem o NUFAA!) ; penso que a minha opinião tem alguma relevância dado que sou o líder técnico da equipa e, pelo que li, muitos de vocês esperam que o faça! Nem era preciso esperar, porque procuro dizer sempre o que tenho a dizer (se tiver tempo...), e acho que os problemas resolvem-se enfrentado-os e não assobiando pró lado.
Assim, de tudo o que foi dito e escrito acho que todos têm um pouco de razão - digo isto porque já falei pessoalmente (há alguns meses atrás, muito antes de tudo o que era blog) com as pessoas citadas e perguntei-lhes ou fiz-lhes ver muitas das críticas que apontaram! E como falo com as pessoas ANTES de falar com/para a equipa, sempre olhos-nos-olhos, também escrevo aqui que deixaram de ter razão a partir do momento em que não procederam de igual modo! Sinceramente, tudo o que diga respeito ao grupo, é discutido dentro do grupo; tudo o que seja questões pessoais é resolvido frente-a-frente; em ambos os casos, nunca em praça pública! E para se ser honesto nas discussões, implica sempre colocar-se no lugar do(s) outro(s)! Para os compreender...

A responsabilidade é uma coisa muito bonita: quando uma equipa ganha, ganham todos na equipa (não apenas os que jogaram), e quando uma equipa perde, perdem todos! Ganham e perdem, os que marcam golos e os que falham golos, os que evitam que a bola entre na nossa baliza e os que não conseguem evitar que a bola entre na nossa baliza, os que dão 5 toques na bola e os que nem chegam a tocar na bola - mas que ainda assim são importantes porque contribuem com a sua movimentação, os que orientam bem e os que orientam mal! Em tudo isto à que assumir sempre a nossa responsabilidade! Eu fiz bem ou mal, porque eu fiz bem ou mal, nunca porque alguém deixou de fazer o que quer que fosse! Justificar-me com os outros, não! E o que eu fiz é importante sim senhor, mas não mais importante do que os outros fizeram!


Equipa existe com 11 ou mais atletas interessados em jogar à bola, Grupo existe quando esses atletas estão UNIDOS, Grupinhos existem quando esses atletas estão DESUNIDOS! Como treinador compete-me formar uma boa Equipa e um Grupo! Quem vier para a Equipa e não procure contribuir para a harmonia de um bom Grupo, é indesejável e inaceitável porque está a estabelecer um grupinho!

Todos os atletas ou ex-atletas sabem que os tenho em consideração! Muito queria eu que todos ainda estivessem na mesma Equipa e formassem um Grupo! Foram e são importantes por aquilo que passamos, trabalhamos e nos sacrificamos, mas sobretudo são importantes por serem as pessoas que são! E gostaria que as pessoas que eu admiro, continuassem a ser admiráveis, e parassem com coisinhas e outras -inhas que não vos(nos) dignificam como Homens e como NUFAA! Porque o NUFAA somos nós!

Aquele Abraço

7 comentários:

RAFA disse...

é a tua opinião...

Mr. Lopes disse...

Eu e o autor deste blog (o Dani) somos provavelmente das pessoas que melhor podem falar do NUFAA.
Se o NUFAA fosse um curso, nós tínhamos a cátedra. Mas esta cátedra não se refere só ao numero de treinos ou número de jogos efectuados. É a forma como o vivemos. Nós gostamos do NUFAA! Não o utilizavamos para alcançar nada.
O NUFAA é uma entidade onde pessoas que têm paixão de jogar futebol se juntam, jogam, divertem-se e competem. Mas sempre respeitando as regras impostas pelo núcleo. Eu não me recordo de criar um inimigo que fosse no núcleo. Nem me lembro de haver mexericos tipo telenovela. Isto como alguem que adorou todos os segundos que dedicou a este núcleo. E quem me conheçe sabe que tive momentos difíceis. Eu adoro jogar futebol, e muitas vezes as lesões não me deixaram. Mais! cheguei a jogar lesionado mais que uma vez. Cheguei a ir jogar sem estar inscrito correndo o risco de uma suspenção. Porquê?
Porque a equipa precisava e porque adorava jogar!
Mas o NUFAA não se limita só ao campo. Os atletas do núcleo ou têm gosto pelo aquilo que estão a fazer, ou mais vale irem embora. Ocupar o cargo mais importante do núcleo não dá direito a direitos exclusivos. Se nós fossemos mesmo bons não estavamos a jogar no NUFAA. Há quem não tenha a humildade de assumir as suas limitações. Eu sabia das minhas e assumia-as.
Eu revejo-me e sublinho cada uma das palavras do Dani. Ele é de certeza e isso ninguem lhe pode tirar, a pessoa que mais gosta disto.
Agora andarem a a usar o núcleo para se afirmarem como futebolista é completamente irreal. Até digo mais. O núcleo é muito melhor do que isso. Fazerem birra e dizer mal de treinadores, é uma atitude que só por sí avalia a probabilidade que essa pessoa tinha de triunfar no mundo do futebol.
Quando eu leio o comentário do presidente da direcção a este post deixa-me a pensar. Porque é evidente pelo seu breve comentário que não está de acordo. E não estar de acordo com um dos princípios fundamentais do futebol...é porque essa pessoa não compreende o que é o futebol, ou ser futebolista.
Toda a gente gosta de ir jogar, é verdade!
O Nufaa não é só ir jogar. É treinar, conhecer gente nova e fazer amizades. Na hora das escolhas nem toda a gente fica contente, mas se souberem dár o valor devido ao núcleo aposto que só o largam quando já não puderem ir mais. E no fim se fizerem as contas irão ver que valeu a pena aquelas horas (muitas dificeis devido ao mau tempo)dedicadas ao núcleo.
No NUFAA joga-se por gosto e não por interesse. E devo dizer que não há muitos sítios assim.
O NUFAA sempre foi integracionista, nunca divisionista.
Eu por impossibilidade geográfica não posso aparecer. Mas assim que puder vou aí calçar as chuteiras.
Força NUFAA e um abraço Dani

Albano

Mr. Lopes disse...

Anda-se a escrever demais no NUFAA (e a falar demenos).
Eu desconheço o que se está a passar no mundo do NUFAA, mas acho que os Blog´s não têm sido de grande ajuda. anda-se a dizer coisas amais nos blogs e as pessoas andam a enfrentar-se uma às outras encondendo-se atrás de um teclado.
Cumprimentos ao pessoal

João Paulo disse...

Entendam-se caraças... Eu tb estive uns anos no NUFAA tanto na equipa como na direcção e tenho que dizer que estou espantado com as coisas que ouço mesmo estando longe! Como disse o Albano (comé que é Albano??? Tá tudo?), qd lá andei nunca me apercebi de grupos ou grupinhos davamo-nos todos bem! Claro que havia sempre pessoas com quem nos davamos melhor, o que é natural uma vez que viemos todos de cursos e terras diferentes, mas o essencial é que isso nunca foi obstáculo nem desculpa pra nada! Acho que falo por todos qd digo que treinar à chuva, jogar em pelados, trabalhar na direcção, trabalhar na barraquinha dava um gozo enorme pq estavamos entre amigos... Tudo se fazia sem problemas nem picardias! O ambiente era óptimo por isso façam um esforço, entendam-se e evitem que tudo isto acabe...

Sabem o que é mesmo chato? É querer ajudar, é querer participar mas não poder devido a estar longe! Lembrem-se disso...

Abraço a todos

João Paulo Pereira, sempre NUFAA

João Paulo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=tWyw5XOiNR4


visitem...

Um pequeno presente para que todos se lembrem do que realmente importa no NUFAA!!!

daniel disse...

João Paulo,
Simplesmente maravilhoso! Emoção e rodos quando recordo momentos tão marcantes de amizade e companheirismo.
Obrigado é pouco para o que fizeste.
Aquele abraço,

Mr. Lopes disse...

Muito bom João Paulo!!
Obrigado por esta maravilhosa recordação!
Recordar é viver outra vez!

Abraço